Algumas atividades que
podem ser feitas, que contribuem muito para o desenvolvimento cognitivo da
criança, trabalhando sua motricidade fina e ampla, sua ludicidade e também suas
noções de lateralidade e coordenação motora.
- Jogos de memória
- Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas).
- Rasgar papéis com as mãos.
- Amassar os papéis picados.
- Confecção de colares.
- Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel.
- Massinhas de modelar.
- Argila
- Brincar de faz-de-conta.
- Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar.
- Dançar.
- Correr com e sem apoio.
- Equilibrar-se num pé só.
- Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos outros.
- Brincar com água, terra, argila,areia, barro.
- Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo, azedo.
- Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado.
- Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas.
- Dramatizar cenas familiares e histórias curtas e repetidas frequentemente.
- Observar e explorar o ambiente através do tato.
- Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo.
- Identificar cores.
- Representa, por meio de gestos, sem utilização de objetos,: o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc.
- Rodinha para conversação.
- Andar imitando um trenzinho, transpondo obstáculos, passando por baixo de mesas eu formarão um túnel, circundar objetos.
- Morto-vivo (jogo)
- Andando, chegar a um ponto determinado na sala, equilibrando um objeto na mão, na cabeça, etc.
- Brincadeiras com bolas, petecas, balões, água, massa para desenvolver a percepção tridimensional, a percepção de distância e orientação espacial.
- Ajudá-la no desenvolvimento do vocabulário, encorajando-a na identificação das atividades realizadas nas tarefas diárias.
- Ensiná-la a identificar as roupas que usa e os diferentes passos no processo de vestir e despir.
- Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o canto acompanhado de instrumentos musicais.
- Exercícios para desenvolver a lateralidade ( andar em linha reta; curva; zigue-zague, andar em pistas limitadas com fita, etc...)
- Desenho espontâneo com lápis de cera.
- Fazer como se pedalasse uma bicicleta: pernas duras e flexionadas.
- Utilizar fantoches, teatro de máscaras, teatro de sombra para apresentação (histórias) às crianças.
- Corrida de cavalinho: fazer uma fila com as crianças e colocar pequenos obstáculos como latinhas, saquinhos de areia, espalhados pela área em círculo. Ao sinal de um apito, palmas, as crianças saem correndo procurando saltar os saquinhos.
- Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se arrastando e o som de animais conhecidos.
- Desenhar um caracol no chão, as crianças devem andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar.
- Manipulação de material de sucata.
- Conversar com as crianças ao máximo, aproveitando todos os momentos, tendo como temas sua família, seus brinquedos, seus amigos, suas brincadeiras.
- Jogos de memória
- Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas).
- Rasgar papéis com as mãos.
- Amassar os papéis picados.
- Confecção de colares.
- Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel.
- Massinhas de modelar.
- Argila
- Brincar de faz-de-conta.
- Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar.
- Dançar.
- Correr com e sem apoio.
- Equilibrar-se num pé só.
- Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos outros.
- Brincar com água, terra, argila,areia, barro.
- Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo, azedo.
- Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado.
- Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas.
- Dramatizar cenas familiares e histórias curtas e repetidas frequentemente.
- Observar e explorar o ambiente através do tato.
- Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo.
- Identificar cores.
- Representa, por meio de gestos, sem utilização de objetos,: o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc.
- Rodinha para conversação.
- Andar imitando um trenzinho, transpondo obstáculos, passando por baixo de mesas eu formarão um túnel, circundar objetos.
- Morto-vivo (jogo)
- Andando, chegar a um ponto determinado na sala, equilibrando um objeto na mão, na cabeça, etc.
- Brincadeiras com bolas, petecas, balões, água, massa para desenvolver a percepção tridimensional, a percepção de distância e orientação espacial.
- Ajudá-la no desenvolvimento do vocabulário, encorajando-a na identificação das atividades realizadas nas tarefas diárias.
- Ensiná-la a identificar as roupas que usa e os diferentes passos no processo de vestir e despir.
- Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o canto acompanhado de instrumentos musicais.
- Exercícios para desenvolver a lateralidade ( andar em linha reta; curva; zigue-zague, andar em pistas limitadas com fita, etc...)
- Desenho espontâneo com lápis de cera.
- Fazer como se pedalasse uma bicicleta: pernas duras e flexionadas.
- Utilizar fantoches, teatro de máscaras, teatro de sombra para apresentação (histórias) às crianças.
- Corrida de cavalinho: fazer uma fila com as crianças e colocar pequenos obstáculos como latinhas, saquinhos de areia, espalhados pela área em círculo. Ao sinal de um apito, palmas, as crianças saem correndo procurando saltar os saquinhos.
- Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se arrastando e o som de animais conhecidos.
- Desenhar um caracol no chão, as crianças devem andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar.
- Manipulação de material de sucata.
- Conversar com as crianças ao máximo, aproveitando todos os momentos, tendo como temas sua família, seus brinquedos, seus amigos, suas brincadeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário